Enter your keyword

O que é Concreto Armado

O concreto é o material estrutural mais utilizado no mundo. Ele é utilizado na construção, sendo obtido através de uma mistura adequada de Cimento Portland, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (brita).

O que é Concreto Armado

O que é Concreto Armado

O QUE É CONCRETO ARMADO


O concreto é o material estrutural mais utilizado no mundo. Ele é utilizado na construção, sendo obtido através de uma mistura adequada de Cimento Portland, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (brita). A sua associação com o aço dá origem ao concreto armado, onde os dois materiais devem resistir solidariamente aos esforços solicitantes.

O concreto simples possui como forte característica sua alta resistência à compressão e baixa resistência à tração, ocasionando aos elementos o surgimento de fissuras e rompimento frágil na zona tracionada.


O que é Concreto Armado

 Foto: https://pixabay.com/pt/photos/canteiro-de-obras-1477687/


O aço é uma liga metálica, e apresenta alta resistência à tração, que é o seu principal uso em estruturas de Concreto Armado, escolhido para acompanhar o concreto, devido aos dois materiais apresentarem coeficiente de dilatação térmica similar, evitando grandes tensões internas entre os materiais, como no caso de variação de temperatura.

Ele é posicionado adequadamente na peça estrutural para resistir a esforços de tração, porém, ele também pode e é utilizado em regiões comprimidas, como no caso de pilares e na zona de compressão das vigas.

Estrutura de concreto armado é a denominação de estruturas compostas de concreto, cimento + água + agregados (e às vezes + aditivos) com barras de aço no interior. Essas barras de aço são posicionadas em locais específicos da peça de concreto com o objetivo de reforçá-la.

As estruturas de concreto armado apresentam bom desempenho porque, sendo o concreto de ótima resistência à compressão, esse ocupa as partes comprimidas ao passo que o aço, de ótima resistência à tração, ocupa as partes tracionadas, basicamente. É o caso das vigas de concreto armado.

No entanto, o aço também possui boa resistência a compressão. Assim o mesmo pode colaborar com o concreto em regiões comprimidas. É o caso dos pilares de concreto armado.

As obras de concreto estrutural, no Brasil, são regidas, basicamente, pela ABNT NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento – mar/2004. Segundo o item 1.2, esta Norma aplica se às estruturas de concreto normais identificados por massa específica seca maior do que 2.000 kg/m3, não excedendo 2.800 kg/m3, do grupo I de resistência (C10 a C50), conforme classificação da ABNT NBR 8953. Entre os concretos especiais excluídos desta Norma estão o concreto massa e o concreto sem finos.


Viabilidade do Concreto Amado


O sucesso do concreto armado se deve, basicamente, a três fatores:

  • Aderência entre o concreto e a armadura;
  • Valores próximos dos coeficientes de dilatação térmica do concreto e da armadura;
  • Proteção das armaduras feita pelo concreto envolvente.

O principal fator de sucesso é a aderência entre o concreto e a armadura. Desta forma, as deformações nas armaduras serão as mesmas que as do concreto adjacente, não existindo escorregamento entre um material e o outro. É este simples fato de deformações iguais entre a armadura e o concreto adjacente, associado à hipótese das seções planas, que permite quase todo o desenvolvimento dos fundamentos do concreto armado.

A proximidade de valores entre os coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto torna praticamente nulos os deslocamentos relativos entre a armadura e o concreto envolvente, quando existe variação de temperatura. Este fato permite que se adote para o concreto armado o mesmo coeficiente de dilatação térmica do concreto simples.

Finalmente, o envolvimento das barras de aço por concreto evita a oxidação da armadura fazendo com que o concreto armado não necessite cuidados especiais como ocorre, por exemplo, em estruturas metálicas.


Referências:

Apostila da Universidade Federal do Paraná – cesec.ufpr.br



Também veja o vídeo: O que é Concreto Armado


Fale com nossos especialistas

Escolher estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas e até obras em geral pode ser um trabalho difícil. Visto que existem inúmeras variáveis influenciando no momento de escolha.

A melhor maneira para facilitar e realizar uma boa escolha é retirando todas as suas dúvidas. Logo, sempre que necessário procure um profissional ou acesse a internet para retirá-las.

Caso necessite de ajuda, sinta-se à vontade para entrar em nosso site www.engpremonta.com.br ou entre em contato com nossos especialistas sobre O que é Concreto Armado e também sobre estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas e até obras em geral.


Saiba Mais

Quer saber mais sobre construir ou possui alguma dúvida ou deseja saber mais sobre NOSSOS SERVIÇOS ou quer fazer um orçamento, entre em contato agora mesmo, será um prazer lhe atender (www.engpremonta.com.br ou envie um e-mail para vendas@engpremonta.com.br).


E não esqueça de curtir nossa Fan Page e nos seguir no Instagram


Entre em contato

Eng Carlos

www.engpremonta.com.brwww.engcarlos.com.br


Também veja o Artigo sobre: “Guia Rápido para Construção de Galpão Pré Moldado


 

POST YOUR COMMENT

Your email address will not be published.

ENGPREMONTA
Enviar
× Como posso te ajudar?